Histórico do 8º BEC - Batalhão Rondon
Criado em 04 de junho de 1908, com a denominação de 5º Batalhão de Engenharia, sediado em Juruena-MT, teve como primeiro comandante, o Tenente- Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. Da sua criação até a sua transformação em 8º Batalhão de Engenharia de Construção, a unidade recebeu várias denominações, e teve sua sede instalada em diferentes cidades do Brasil.
Em 1938, transformou-se em 2º Batalhão Rodoviário e, em 28 de julho de 1970, recebeu sua atual denominação, com sua sede transferida de Lages-SC para Santarém-PA, com a missão de construir a rodovia BR-163, em seu trecho Santarém/Serra do Cachimbo, totalizando cerca de 1.000 km, bem como, preparar a reserva especializada do Exército na região, ajudando, assim, a integrar o oeste paraense ao restante do país. Seus primeiros elementos, constituindo escalão avançado, chegaram à nova sede, em 24 agosto de 1970, ocupando os pavilhões do Parque de Exposição da Feira Agropecuária do Baixo Amazonas.
Dessa forma, o Batalhão Rondon possui três datas significativas, quais sejam:
- 4 de Junho – criação do 5º Batalhão de Engenharia, origem histórica do Batalhão;
- 28 de Julho – decreto de transformação do 2º Batalhão de Engenharia na atual denominação e transferência de Lages-SC para Santarém-PA; e
- 24 de Agosto – chegada dos primeiros integrantes do 8º BEC em Santarém-PA.
Em primeiro de setembro de 1970, foram iniciados os trabalhos de construção na BR-163. Em 09 de março de 1971, o comando do batalhão transferiu-se para a Serra do Piquiatuba.
O Batalhão Rondon tem como característica a amplitude de desdobramento, com a capacidade de atuar em diversas frentes de trabalho. Como por exemplo, no ano de 1986, executou a abertura da rodovia BR-156, Caciporé /Oiapoque, no estado do Amapá. Nos anos de 1997 e 1998, o 8º Batalhão foi deslocado para realizar as missões de ampliação do aeroporto da cidade de Tefé/AM e a construção de pontes e estradas de acesso à Base Petrolífera de Porto Urucu/AM.
O Batalhão Rondon concluiu, em 2021, a Operação Xingu, obra na qual realizou a construção e pavimentação de 65 km da BR 163, entre as cidades de Moraes Almeida e Novo Progresso no estado do Pará.
Atualmente, desde JUN 2021, encontra-se na Operação Matapi, obra que realizará 61,10 quilômetros do trecho entre Macapá e Laranjal do Jari, no Estado do Amapá.
Nesses 113 anos, a rica história impulsiona a busca permanente pela excelência na execução dos trabalhos técnicos de engenharia. Nossa tradição carrega o desprendimento e o espírito patriótico de nosso primeiro comandante, Marechal Rondon.
Origem
A origem do 8º BEC remonta à Comissão de Linhas Telegráficas do Acre-AC, que foi extinta pelo Decreto Nr 6.971, de 4 JUN 1908, e transformada no 5º BE, com sede Juruena – MT e posteriormente Carceres-MT. Já em 1917 foi transferido para Niterói-RJ.
O 5º BE, por sua vez, foi desmembrado em 1º Batalhão de Transmissões e Companhias de Sapadores.
Em 1934, sob o Decreto Nº 24.287, de 24 MAIO 1934, as companhias de Sapadores são reorganizadas formando o 2º Batalhão de Sapadores com sede em São Paulo-SP.
Em 1937, o 2º Batalhão de Sapadores fixou sede em Lages-SC, sendo transformado, em 1938, no 2º Batalhão Rodoviário.
Em 28 JUL 1970, o 2º Batalhão Rodoviário é transformado no 8º Batalhão de Engenharia de Construção, por meio do Decreto Nº 66.796, e transferido para Santarém-PA, com a missão principal de implantar a rodovia BR-163 no trecho entre Santarém e a Serra do Caximbo, no total de aproximadamente 1000 Km.
Denominação Histórica, Estandarte Histórico e Patrono
O Estandarte Histórico tem a forma retangular, tipo bandeira universal, franjado de ouro. Campo de azul-turquesa, cor representativa da Arma de Engenharia. Em brocante e em abismo, um escudo peninsular português, filetado de ouro, chefe de azul-turquesa, carregado com um castelo de ouro, distintivo da Arma de Engenharia, tendo na base o número 5 (cinco) de prata, relembrando sua unidade de origem. Campo inferior do escudo, de prata com a Cruz de Santo André, de vermelho arrematada de ouro, simbolizando abnegação, humildade e sacrifício, carregada com a Rosa dos Ventos com quatro setas de azul-turquesa, simbolizando ação em todas as direções e sobre o todo uma lucerna de ouro flamejante de amarelo, simbolizando fé viva e sabedoria, tudo evocando os feitos do pioneiro Marechal Rondon. Encimando o conjunto, a denominação histórica “BATALHÃO RONDON” em arco e de prata. Laço militar com as cores nacionais, tendo inscrito em caracteres em ouro, a designação militar da OM. O 1º Comandante foi o Tenente-Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon.
Comadantes
CMT |
CMDO |
CMT |
CMDO |
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CEL ALBERTO DE LÉO |
29 JUL 1970 a 21 OUT 1972 |
TC YVENS ELY MONTEIRO MARCONDES |
23 JAN 1973 a 28 JAN 1976 |
TC RICARDO MONIZ DE ARAGÃO |
28 JAN 1976 a 27 JAN 1978 |
CEL ALDO PINHEIRO RANGEL |
27 JAN 1978 a 28 JAN 1980 |
TC LUIZ GONZAGA DA SILVA |
28 JAN 1980 a 4 FEV 1982 |
TC JOAQUIM CARLOS SOUTINHO FILHO |
4 FEV 1982 a 10 FEV 1984 |
CEL MÁRIO JORGE DE ASSUPÇÃO |
10 FEV 1984 a 21 JAN 1986 |
CEL RENATO OSÓRIO COIMBRA |
21 JAN 1986 a 6 JAN 1989 |
CEL WELLINGTON RIBEIRO FREIRE |
30 FEV1989 a 8 JAN 1992 |
TC JOSÉ ROSALVO LEITÃO DE ALMEIDA |
8 JAN 1992 a 19 JAN 1994 |
CEL CARLOS H. XAVIER BRANDÃO |
19 JAN 1994 a 19 JAN 1996 |
CEL LUIZ FERNANDO DO AMARAL THOMÉ |
19 JAN 1996 a 20 JAN 1999 |
CEL JOÃO CARLOS DE LIMA MAXIMIANO |
20 JAN 1999 a 1o MAR 2001 |
CEL PATRICK LIRA TUBINO |
10 MAR 2001 a 6 FEV 2003 |
CEL FERNANDO MANSUR |
6 FEV 2003 a 3 FEV 2005 |
TC DOWER JERONIMO MORINI BORGES |
3 FEV 2005 a 8 FEV 2008 |
CEL JOSÉ ALBERTO SILVEIRA RIBEIRO |
8 FEV 2008 a 11 FEV 2010 |
CEL AGUINALDO DA SILVA RIBEIRO |
11 FEV 2010 a 3 FEV 2012 |
TC SERGIO H. CODELO NASCIMENTO |
3 FEV 2012 a 14 JAN 2014 |
TC CLÁUDIO JOSÉ DOS SANTOS MENEZES |
14 JAN 2014 a 12 JAN 2016 |
TC CARLOS ELÍZIO SANTIAGO NERY |
12 JAN 2016 a 17 JAN 2018 |
CEL MARCELLO VENÍCIUS MOTA LINHARES |
17 JAN 2018 a 12 DEZ 2019 |
CEL GIL VALADÃO FORTES |
12 DEZ 2019 a 16 DEZ 2021 |
TC LUCIANO FLÁVIO ALMEIDA DE LIMA |
16 DEZ 2021 a 15 DEZ 2023 |
TC FRANCISCO MACHADO PARENTE NETO |
COMANDANTE ATUAL |
Obras e Operações
Ano | Atividades |
---|---|
Década de 70 | Deslocou e instalou a 1° Companhia de Engenharia de Construção constituindo o Destacamento de São Jorge (Km 92) para realizar a reconstrução e recomposição de pontes, escavação, carga e transporte de material, execução de sub-base, base e asfaltamento, projeto final de engenharia, na BR-163. |
Década de 80 |
1982 - Criou o Destacamento Rondon no município de Terra Nova/MT, distante 1.200 km de Santarém para executar locação, construção e reconstrução de estradas vicinais, demarcação de lotes, levantamento taqueométrico e construção de pista de pouso com 1.000m de extensão; 1983 - Em convênio com o Incra concluiu os trabalhos de recuperação de 43 km e implantou 61 km de estradas vicinais no Projeto Integração e Colonização Itaituba; 1983 - Instalou o Destacamento Tiradentes, em 1983, no Km 112 da BR-230 (Transamazônica), no município de Aveiro/PA para realizar a abertura de estradas vicinais e construção de bueiros em concreto e pontes de madeira no Projeto Integrado de Colonização Altamira/Itaituba, no trecho Altamira; 1983 - Criou e instalou o Destacamento Vilagran Cabrita, próximo ao município de Brasil Novo, distante 400 km de Santarém para executar a construção de estradas, serviços topográficos, bueiros de metal, pontes em madeira, escavação, carga e transporte de material; 1985 - Execução de obras de implantação e pavimentação e de obras de arte especiais e, também, para a realização de obras de melhoramentos da implantação e execução de capa selante de areia, na rodovia PA-415, trecho Vitória/entroncamento BR-230 (Transamazônica), numa extensão aproximada de 43 km; 1987 - Criou a Residência Oficial de Oriximiná, localizada na cidade de Oriximiná/PA, para prosseguir na elaboração do projeto geométrico da BR-156. |
Década de 90 |
1990 - Pavimentação de várias ruas e avenidas na cidade de Santarém, como por exemplo: Av: Borges Leal, Turiano Meira, Muraiquitã, São Sebastião, Moaçara e Presidente Vargas; 1990 - Construção de um canal de escoamento de água pluvial em Monte Alegre/PA de 106 m; 1991 - Pavimentação de 12,4 km e melhoramento de 29 km da estrada PA-457 Santarém/Alter do Chão; 1991 - Em cooperação com a Prefeitura Municipal de Santarém implantou 18 km de caminhos de serviço de rodovia vicinal que liga o município de Aveiro à localidade de Fordlândia; 1994 - Apoio e envio de equipamentos à missão da Petrobras, em Urucu/AM, e terraplenagem no porto de Urucu; |
Anos 2000 |
2000 - Implantação da vila militar da 16ª Brigada de Infantaria de Selva e a ampliação do pista do aeroporto de Tefé; 2005 - Recapeamento da Br-316 em Zé Doca, no Maranhão; 2006 - A Operação Tapajós I, pavimentou 21,6 km da BR-163, no trecho do Km 98 ao Km 119,16, nos anos de 2006 a 2008, em convênio com o DNIT; 2008 - A Operação Tapajós II, pavimentou 20 km da BR-163, no trecho do Km 119,16 ao Km 139,6, nos anos de 2008 a 2010, em convênio com o DNIT; 2010 - a Operação Tapajós III, pavimentou 80,3 km da BR-163, no trecho do Km 139 ao 219, nos anos de 2010 a 2019. 2011 – Por execução indireta, foi responsável pela construção de 5 pontes de concreto, e no final de 2011 e em 2012 a construção da proteção dos encontros utilizando a técnica de Colchão reno. 2013 - Pavimentação da BR-230, no perímetro urbano, da cidade de Itaituba-PA; 2014 - Instalação de uma Central Hidrelétrica, na comunidade de indígena de Tiriós, na fronteira com o Suriname; 2016 - Construção de ponte de madeira na aldeia indígena Kayapó no distrito de Castelo dos Sonhos, município de Altamira (Operação XIXÉ); 2017 - Pavimentação de trechos da BR-163, juntamente com o 9° Batalhão de Engenharia de Construção; 2017 - O Destacamento "Oiapoque", realizou os trabalhos de construção da infraestrutura, necessários para a implantação da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, a Brigada da Foz do Amazonas. Foram executados, nas vias e na vila militar, serviços de terraplenagem, que incluíram o desmatamento coordenado, destocamento e limpeza das áreas com árvores de diâmetro de até 0,15 m, escavação, carga e transporte de material com carregadeira e a compactação de aterros. Outro serviço realizado foi a pavimentação, que inclui regularização do subleito, base de solo estabilizado, fabricação de bloquetes, pavimentação em paralelepípedo. Com o intuito de evitar o alagamento nas vias, foi executado o sistema de drenagem, nessa etapa, foram incluidos escavação mecânica de vala, colocação de uma camada de areia média drenante, assentamento de tubos de concreto, reaterros compactados, boca de lobo simples, poço de acesso para manutenção e chaminé, caixas de ligações e meio fio de concreto. 2017 - Operação Xingu, Na primeira fase da obra, que consistiu na conclusão da primeira camada de 6,5 centimetros de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), conhecida também como "Faixa B" ou "Binder". A faixa possui 12 metros de largura, incluindo também os acostamentos. A segunda fase visa concluir a segunda camada de asfalto, chamada de "Faixa C" ou capa de rolamento. Nesta etapa da obra, são construídos também os meio-fios, valetas e executadas as sinalizações horizontais e verticais. 2018 - Foi responsável pelo planejamento e execução, com apoio do 1° Batalhão de Engenharia de Construção e 9º Batalhão de Engenharia de Combate, da perfuração e automação de poços semi artesianos. 2018 - 2019 - As Operações Radar I e II, com a missão de garantir fluidez, segurança, apoio e orientação aos usuários da BR-163. As Operações foram realizadas quando as condições de trafegabilidade das estradas não pavimentadas da região amazônica pioraram significativamente. 2020 - Operação Piracanã, obra de pavimentação (Tratamento Superficial Duplo) do aquartelamento e das vilas militares do 53° Batalhão de Infantaria de Selva (53° BIS), sediado em itaituba-PA. 2020 - O8° Batalhão de Engenharia de Construção está atuando plenamente na Operação Verde Brasil II, integrado com outros órgãos federais e estaduais, como Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, ICMBio, IBAMA, SEMAS, Agência Nacional de Mineração, FUNAI, Força Nacional de Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos, na missão constitucional de combater os ilícitos ambientais, coibindo a atuação ilegal de exploração mineral e outros crimes na Amazônia. |
Obras Atuais | 2021 - Operação Matapi, no dia 28 de maio, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC) realizou a mobilização no embarque e a viagem dos equipamentos e viaturas que serão utilizados na Operação Matapi, em Macapá-AP. Com a mobilização logística do 8º BEC para o Destacamento Matapi, núcleo responsável pelo planejamento e execução da obra na BR 156-AP, que realizará o asfaltamento de 61,10 Km entre o Km 210,18 e Km 271,28, na comunidade do Laranjal do Jari e a capital Macapá no estado do Amapá. 2021 - Operação Xingu- Em 20 de setembro de 2021, os últimos militares e equipamentos do 8º Batalhão de Engenharia de Construção, deixaram o Destacamento Xingu, o qual passou a fazer parte agora da História Militar, finalizando essa mportante etapa do 8º BEC na sua incessante e abnegada missão de contribuir para o desenvolvimento nacional. |