Formatura em Homenagem aos PeaceKeepers
O Dia Internacional dos Peacekeepers das Nações Unidas (International Day of United Nations Peacekeepers) foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e estabeleceu o dia 29 de maio, como forma de anualmente homenagear todos os homens e mulheres que serviram e continuam servindo em Operações de Manutenção de Paz, pelo seu alto nível de profissionalismo, dedicação e coragem.
O Brasil tem uma longa história de participação em operações de paz. Já nos anos de 1950, militares de nossas Forças Armadas integraram o Batalhão de Suez, unidade de infantaria destinada a evitar confrontos entre forças Egípcias e Israelenses.
Desde então, estivemos presentes em diversas missões de paz, dentre as quais destaco a participação brasileira em Moçambique, Angola, Timor Leste, Haiti e Líbano.
Nos últimos 11 anos, o Brasil lidera o componente militar da missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti, a MINUSTAH, desempenhando importante papel na reconstrução daquele País. Os membros brasileiros de operações de manutenção da paz são frequentemente referenciados de maneira respeitosa e elogiosa, o que comprova seu elevado grau de profissionalismo e dedicação no cumprimento de suas missões.
Congratulamos com nossos capacetes azuis por desincumbirem-se com honra e com humanidade de seu elevado trabalho em prol da construção de um mundo mais seguro e pacífico.