Dicas e orientações para o teletrabalho
1. Organize seu espaço
Encontre um espaço em sua casa que possa servir como escritório. Escolha um local de preferência silencioso, tranquilo, bem iluminado e ventilado e deixe tudo que precisar à mão. Não se esqueça de escolher uma boa cadeira ergonômica para suportar o período sentado na postura adequada. Escolha um lugar que seja sempre seu espaço de trabalho.
É preciso também pensar no conforto, tanto para a saúde como para a produtividade. Um assento confortável e um apoio para o computador (mesmo que seja improvisado com livros) são básicos.
2. Estabeleça uma rotina
Crie um ritual para começar e terminar as funções do dia. Procure sempre começar e terminar suas atividades de trabalho nos mesmos horários. Estabeleça horários de almoço e pausas para lanche.
3. Organize seu dia
Faça um planejamento e defina a lista de prioridades nas atividades do dia e da semana, de modo que seja possível saber por onde começar e terminar sem deixar nada urgente para trás. Caso precise, divida o que precisa fazer em prioridades. Quando fizer uma de suas tarefas, risque-a de sua lista. Isso irá produzir um efeito positivo, uma sensação de meta atingida.
4. Fuja das distrações
Evite ficar o tempo todo olhando no celular para conferir as mensagens que chegam, ficar acessando as redes sociais enquanto trabalha ou olhando as últimas manchetes do noticiário. O foco no trabalho, mesmo estando em casa, é fundamental para uma boa produtividade.
5. Cuide-se física e mentalmente
Apesar do conforto de estar em casa, estimular o corpo e a mente para encarar um dia de trabalho é fundamental. É preciso criar ou manter a rotina de se alongar, hidratar e fazer pequenas pausas para ir ao banheiro e descansar a vista.
Não diminua e não atrase a pausa do almoço, que é fundamental para recarregar as energias e diminuir a ansiedade que a fome naturalmente traz. Não que seja uma regra, mas é intuitivo: tirar o pijama e vestir roupas confortáveis vai ajudar o cérebro a reconhecer a importância do que está sendo feito.
6. Comunique-se
Estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe e colegas de trabalho. Lembre-os de que você existe. O trabalho remoto pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador.