8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC) realiza a terceira mobilização de equipamentos, viaturas e pessoal para operação Matapi.
Em prontidão operacional, o 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC) entre os dias 1° e 4 de outubro de 2021, realizou a terceira mobilização de equipamentos, viaturas e pessoal para a denominada “Operação Matapi”, como foi batizada a grande obra de asfaltamento na BR-156, a rodovia federal mais antiga em construção no país, que corta o estado do Amapá, de Laranjal do Jari ao Oiapoque.
O terceiro embarque ocorreu no porto do 8° BEC e a mobilização sucedeu via transporte fluvial, os equipamentos especializados e viaturas administrativas do “Batalhão Rondon” iniciaram a viagem de aproximadamente 48 horas, em condições normais de navegabilidade pelos rios da bacia amazônica.
Todos os meios seguirão de Santarém para concentração em Macapá. Após a mobilização, os trabalhos do 8º BEC na Operação Matapi terão a finalidade de realizar a terraplanagem e pavimentação asfáltica de 61,10 quilômetros, correspondente ao Lote 4 da BR 156, entre Macapá e Laranjal do Jari no estado do Amapá.
O Tenente Coronel Luciano Flávio, nomeado novo Comandante do 8° BEC, para o ano de 2022, juntamente com o Coronel Fortes, atual comandante do Batalhão Rondon, tiveram a oportunidade de visitar a obra no período de 15 à 17 de setembro.
A BR-156 é abastecida de numerosos desafios. Uma árdua missão que a Engenharia do Exército Brasileiro irá enfrentar, visando proporcionará a melhor trafegabilidade da rodovia e o desenvolvimento socioeconômico da região.