8° BEC celebra 50 anos sua instalação na cidade de Santarém-PA
Em 24 de agosto, o 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC) completou 50 anos de sua instalação na cidade de Santarém-PA. Para celebrar a data, foi realizada, no Pátio de Formaturas do Batalhão Rondon, o descerramento da placa comemorativa, leitura de um texto alusivo ao jubileu de ouro e entrega de medalhas militares. Em seguida, no auditório do batalhão, foi realizado o lançamento do selo postal comemorativo, oficializado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) e projetado um vídeo elaborado pela Seção de Comunicação Social.
Criado em 04 de junho de 1908, com denominação de 5º Batalhão de Engenharia, sediado em Juruena-MT, teve como primeiro comandante, o Tenente Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. Da sua criação até sua transformação, em 8º Batalhão de Engenharia de Construção, a unidade recebeu várias denominações, e teve sua sede instalada em diferentes cidades do Brasil.
Em 1938, transformou-se em 2º Batalhão Rodoviário, e em 28 de julho de 1970, recebeu sua atual denominação, com sua sede transferida para Santarém-PA, com a missão de construir a rodovia BR-163, em seu trecho Santarém/Cachimbo, totalizando cerca de 1.000 km. Seus primeiros elementos, constituindo escalão avançado, chegaram à nova sede, em agosto de 1970, ocupando os pavilhões do Parque de Exposição da Feira Agropecuária do Baixo Amazonas.
Em primeiro de setembro de 1970, foram iniciados os trabalhos de construção na BR-163. Em 09 de março de 1971, o comando do batalhão transferiu-se para a Serra do Piquiatuba.
O Batalhão Rondon tem como característica a amplitude de desdobramento, com a capacidade de atuar em diversas frentes de trabalho. Atualmente, o 8° BEC está envolvido nas seguintes operações de engenharia: Operação Xingu, que consiste na pavimentação de 65 km da BR-163, localizada nas proximidades do Distrito de Moraes Almeida, entre o km 354,9 e o km 419,9; Operação Brigada da Foz, na qual o 8° BEC é responsável pela construção da infraestrutura da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Foz do Amazonas, sediada em Macapá, no estado do Amapá; Operação Piracanã, com a missão de realizar pavimentação do aquartelamento e das vilas militares do 53° Batalhão de Infantaria de Selva (53° BIS), em Itaituba-PA.
Nestes 50 anos de rica história na região norte, nossa tradição carrega o desprendimento e o espírito patriótico de nosso primeiro comandante, Marechal Rondon.