Aniversario do Batalhão
O 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC) realizou uma atividade alusiva em comemoração ao aniversário de 113 anos de criação. Estiveram presentes os militares e familiares do Batalhão Rondon para um concerto solene da banda de música no mirante Piquiatuba. Durante evento, houve a participação de um casal de dançarinos de carimbó representando através da dança a cultura local. O evento ocorreu em 2 de junho respeitando os protocolos sanitários estabelecidos pelo ministério da saúde.
Com denominação de 5º Batalhão de Engenharia foi criado 04 de junho de 1908 localizado em Juruena-MT sendo seu primeiro comandante o Tenente Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. Da sua criação até sua transformação a unidade recebeu várias denominações e teve sua sede instalada em diferentes cidades do Brasil.
Em 1938, transformou-se em 2º Batalhão Rodoviário, e em 28 de julho de 1970, recebeu sua atual denominação, com sua sede transferida para Santarém-PA, com a missão de construir a rodovia BR-163, em seu trecho Santarém/Cachimbo, totalizando cerca de 1.000 km, bem como, preparar a reserva especializada do Exército na região, ajudando, assim, a integrar o oeste paraense ao restante do país. Seus primeiros elementos, constituindo escalão avançado, chegaram à nova sede, em agosto de 1970, ocupando os pavilhões do Parque de Exposição da Feira Agropecuária do Baixo Amazonas.
Em primeiro de setembro de 1970, foram iniciados os trabalhos de construção na BR-163. Em 09 de março de 1971, o comando do batalhão transferiu-se para a Serra do Piquiatuba.
Atualmente, o Batalhão Rondon está envolvido em duas operações de engenharia. Operação Matapi, que consiste na construção de 61,10 quilômetros de asfalto entre Macapá e Laranjal do Jari, na cidade de Macapá-AP e a Operação Xingu, obra mais importante executada pelo Exército brasileiro, na qual o 8º BEC está realizando a construção de 65 km entre as cidades de Moraes Almeida e Novo Progresso, ambos os municípios no estado do Pará.
Nestes 113 anos de rica história que impulsiona a busca permanente pela excelência na execução dos trabalhos técnicos de engenharia, nossa tradição carrega o desprendimento e o espírito patriótico de nosso primeiro comandante, Marechal Rondon.