OPERAÇÃO CALÇOENE
Calçoene (AP) - O Comando Militar do Norte realizou entre os dias 11 e 15 de setembro a Operação Calçoene, que consistiu na execução de exercícios militares para o aprimoramento e adestramentos das tropas na defesa do Litoral Brasileiro. Essa atividade foi coordenada pelo Centro de Operações Terrestres (COTER) e caracterizou-se pela excelente interoperabilidade entre as diferentes forças. O Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e mais 25 Organizações Militares do Exército participaram ativamente no desenvolvimento desta nova Experimentação Doutrinária.
Dentre os diversos armamentos empregados durante a Operação, merece destaque o sistema Astros II, um lançador múltiplo de foguetes fabricado pela empresa brasileira Avibras. Este sistema tem a capacidade de disparar munições de diferentes calibres a distâncias que variam de 9 a 300 km, sendo necessário apenas trocar os casulos de onde os foguetes são lançados.
O 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC), Batalhão Rondon, desempenhou um papel fundamental na logística da operação, responsável por mobilizar e desmobilizar os meios de artilharia da Operação. No total, foram percorridos aproximadamente 4.842 km ao longo do Rio Amazonas, abrangendo três cidades: Santarém (PA), Belém e Macapá.