Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) do pleito de 2024
Santarém-(PA) – O 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), Batalhão Rondon, compôs, no período de 1° a 10 de outubro, a Força-Tarefa Componente Transamazônica, no contexto da Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) do pleito de 2024.
O 8º BEC desdobrou aproximadamente 340 militares, que asseguraram a Votação e Apuração; a coordenação e controle; e o Apoio Logístico nos municípios de Alenquer; Curuá; Óbidos; Oriximiná; Terra Santa; Faro; Santarém; e Jacareacanga, todas no estado do Pará.
Na operação GVA 2024, o Batalhão Rondon se desdobrou em 6 comunidades indígenas; 22 comunidades ribeirinhas; e 7 áreas rurais, empregando, para isso, meios rodoviários, sendo 5 Viaturas e 10 veículos locados; meios fluviais; orgânicos do Batalhão e locados; e meios aéreos do Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte.
Mais uma vez, o 8° BEC apresentou a sua versatilidade de emprego, flexibilidade e modularidade, entregando à população do Oeste do Pará a segurança necessária para as votações municipais.