Operação Norte Unido
8º BEC no combate ao vetor Aedes Aegypti na cidade de Santarém
Desde o dia 20 de janeiro do corrente ano, o 8º BEC vem executando a Operação Norte Unido que tem o objetivo de reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com o intuito de cooperar com a redução dos índices de incidência da Dengue, Chikungunha e Zika Vírus na cidade de Santarém.
A Operação foi dividida em 4 etapas.
1ª Etapa: Conscientização e Motivação do público interno e combate de proliferação do mosquito no Batalhão
Essa atividade foi realizada nas áreas de responsabilidade do Batalhão, com uma intensificação das atividades de manutenção e limpeza, empregando todos os militares disponíveis, com a finalidade de eliminar os focos do mosquito que por ventura ainda existam.
2ª Etapa: Esclarecimento e Motivação da População
Com o objetivo de aprofundar o nível de conscientização quanto à gravidade do problema e ao grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito, esta atividade ocorreu no dia 13 de fevereiro no âmbito da Guarnição de Santarém e contou com a participação dos profissionais da área de saúde, que atuaram nos bairros da cidade.
3ª Etapa: Combate aos focos de proliferação do mosquito na área de Santarém
Essa etapa está se desenvolvendo desde o mês de janeiro, junto à população de áreas urbanas e de maior risco. O 8º BEC está atuando em apoio às autoridades federais, estaduais e municipais, para o combate e a erradicação de focos do mosquito.
4ª Etapa: Conscientização e Motivação de estudantes nas escolas
Conta com o objetivo de integrar uma grande mobilização escolar, nas redes públicas e privadas, de orientação, a fim de ampliar a disseminação de informações a respeito da gravidade do problema, dos males causados pelo mosquito, do grau de responsabilidade das pessoas nessa “guerra” e dos procedimentos a serem adotados para cooperar e participar dessa campanha nacional.